SAÚDE


Prefeitura de Jequié e Governo do Estado promovem
novos encontros sobre a dengue.
Situação é de alerta!


O trabalho de controle e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue vem dominando a pauta das ações do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica nos últimos dias, em Jequié. Desde o início da semana, têm ocorrido sucessivas reuniões envolvendo as Secretarias de Saúde do Município e do Estado. São encontros preparatórios para as atividades que serão implementadas neste período em que antecede o verão.

Para esta quinta-feira (21/07/2011) estão programadas duas reuniões: às 14 horas, encontro do Comitê da Dengue, que é composto por diversos segmentos organizados da sociedade. Em seguida, acontecerá uma reunião com os secretários municipais, com quem serão discutidas estratégias capazes de envolver, de forma integrada, toda a máquina administrativa nas ações de controle e combate à dengue em Jequié.

Na semana que vêm serão promovidas novas reuniões, uma delas com os profissionais de imprensa da cidade, que serão convidados a conhecer as novas medidas que estão sendo cuidadosamente definidas para ampliar e aperfeiçoar a atuação dos poderes públicos e da população na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. A mobilização da comunidade é de fundamental importância, já que o governo sozinho, não consegue vencer a dengue, principalmente porque a maioria dos focos está dentro das casas e nos quintais.

As ações contou também com a participação da Fundação Luís Eduardo Magalhães.


_______________________________________________________________________

Mulher tem terceiro mamilo na sola do pé
Uma jovem de 22 anos entrou para a história da medicina ao aparecer com um terceiro mamilo na sola do pé. Os especialistas acham que o caso da moça é o primeiro já registrado em todo o mundo. A presença de um terceiro mamilo atinge de 1 a 5% da população, mas, geralmente, ele se localiza acima da cintura. No pé da jovem, que teve seu caso relatado no jornal científico “Dermatology Online”, porém, os médicos não têm dúvida: trata-se de um mamilo perfeitamente formado, com aréola e até pelos, que mede 4 centímetros de diâmetro. Segundo o jornal “The Sun”, a mulher disse aos médicos que tem o mamilo desde que nasceu e que nunca sentiu nenhum tipo de de dor.





_______________________________________________________________

Obesos terão atendimento prioritário e assentos especiais, como já acontece com idosos e grávidas.
A Comissão de Direitos Humanos do Senado deve votar projeto de lei em agosto
Para melhorar a acessibilidade aos serviços públicos para pessoas com obesidade mórbida, a Comissão de Direitos Humanos do Senado deve votar em agosto o projeto de lei que lhes dá atendimento prioritário em filas e reserva de assentos especiais, como já acontece com idosos e grávidas. Se aprovada, a proposta precisará passar pela Câmara dos Deputados para virar lei. 
A proposta foi encaminhada pela então senadora Serys Slhessarenko, em 2009. A autora argumentou, em sua justificativa, que a obesidade mórbida, além de ser um dos mais relevantes problemas de saúde da atualidade, impõe penosas limitações às pessoas que convivem com o problema.  A senadora tomou a iniciativa ao constatar que o número de gordinhos é alto no Brasil, como mostra o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Telefone (Vigitel) , do Ministério da Saúde. O relatório aponta que em 2009, mais de 48% da população das capitais brasileiras estavam acima do peso e 15% estavam obesas. Em Florianópolis, o índice é de 46% e 14% respectivamente. A análise não diferencia a obesidade mórbida, que é o tipo mais severo da doença.

Fonte: 
http://www.clicrbs.com.br/ 
_____________________________________________________________


Campanha contra sarampo entra na reta final e vacina 8 milhões
A mobilização foi antecipada para oito estados com maior fluxo turístico. O objetivo é proteger o país do surto que ocorre na Europa e já infectou mais de 6 mil pessoas 


O SUS (Sistema Único de Saúde) vacinou, até manhã desta sexta-feira (15), 8.601.423 crianças contra o sarampo, em oito estados, o que corresponde a uma cobertura de 83,89% da população estimada de crianças com idade de um a menores de sete anos. A campanha de vacinação de seguimento foi iniciada em 18 de junho e vai até 22 de julho nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A meta é proteger no mínimo 95% dos 10.253.073 de crianças nesta faixa etária, nestes oito estados, mesmo as que já tenham sido vacinadas. “A vacina é segura e eficaz. Os responsáveis devem levar as crianças aos postos para garantir a proteção contra a doença. Embora no Brasil não haja circulação nacional do vírus, ele pode ser trazido por pessoas vindas de outras regiões onde a doença está presente”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Nos municípios dos demais estados brasileiros e no Distrito Federal, as crianças de 1 ano a menores de 7 anos vão receber a vacina contra sarampo de 13 de agosto a 16 de setembro. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
DISQUE SAÚDE 0800 61 1997
Fonte: Ministério da Saúde 
_____________________________________________________________

Prefeitura de Vitória da Conquista demite servidores do Programa de Saúde da Família

Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de saúde bucal do Programa de Saúde da Família foram surpreendidos na tarde desta quinta-feira, 7, com um aviso prévio.


Entregue pela ASAS (Associação de Apoio à Saúde), ele ordena a demissão em massa dos profissionais. Existe um Termo de Ajuste de Conduta assinado pela presidente da ASAS e pelo prefeito Guilherme Menezes.


Ele determina o fim do convênio entre Prefeitura e ASAS até 31 de dezembro e a realização de concurso público para as vagas. Porém, o governo municipal antecipou as demissões. O Sindsaúde, Sindmed, Asas e prefeitura fizeram a terceira rodada de negociação salarial na quarta-feira, quando foi discutida a pauta de reivindicação salarial da categoria e a transição entre a demissão e a recontratação desses servidores. Ficou acordado que seria montada uma comissão bipartite, entre sindicatos e governo, para conduzir esse processo. A próxima reunião de negociação com o governo acontece na quarta-feira, 13.