EMPREGOS

Concurso INSS 2011 é autorizado
por Dilma Rousseff

Para aqueles que estavam ansiosos por notícias sobre o Concurso do INSS 2011, eis uma excelente notícia: nossa presidente, a excelentíssima Dilma Rousseff, assinou a liberação do Concurso do Ministério da Previdência Social.

A autorização foi dada em caráter excepcional, haja vista que boa parte dos Concursos Públicos no Brasil estão “bloqueados” por determinação prévia, no início deste ano.

Assim sendo, haverá sim um novo Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O que não se sabe ainda é quantas vagas serão oferecidas. A princípio devem ser criadas vagas para os cargos de Técnico e Analista.

As vagas serão destinadas ao preenchimento de novas unidades da Previdência em cidades que possuem pelo menos 20.000 habitantes. Ao todo, serão 720 novos postos, sendo que 71 já foram inaugurados. A intenção é que até o fim de 2014, o restante das unidades também estejam operantes.


_____________________________


Taxa de emprego no país atinge 53,3% da população, segundo IBGE



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem que 53,3% da população do país estão empregados. O índice corresponde ao nível de desocupação, que atingiu em junho o menor percentual da série da pesquisa, iniciada em 2002.

O resultado reflete o aumento de empregos no setor serviços, que gerou 6,4% a mais de postos de trabalho entre junho do ano passado e o mesmo mês de 2011. A indústria também se destacou em junho ante maio, contratando 0,8% a mais que no mês anterior.

Os aumentos se refletiram no crescimento da taxa de ocupação de 2,3% entre junho de 2010 e o mesmo mês de 2011, o equivalente a 512 mil postos de trabalho. Porém, não fez subir a taxa em relação a maio deste ano e a população ocupada somou em junho 22,4 milhões de trabalhadores.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, não houve transferência de trabalhadores de um setor para o outro nos períodos pesquisados, o que mantém o desemprego estável no ano. Entre maio e junho de 2011, a taxa de desocupação diminuiu de 6,4% para 6,2% e na comparação com junho de 2010 a redução foi 0,8 ponto percentual.
Fonte: http://www.icnews.com.br


Sudoeste da Bahia recebe o Projovem Trabalhador Urbano


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) atua na região sudoeste há cinco anos promovendo ações de inclusão social. No dia 4 de julho foi iniciado mais um projeto coordenado pelo IDSB, o Projovem Trabalhador Urbano. Ação do Governo do Federal em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e apoio das prefeituras em vários municípios. O projeto atende jovens de 18 a 29 anos que ainda não atuam no mercado de trabalho, membros de famílias em situação de vulnerabilidade social e estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio ou Fundamental.


O IDSB executa as atividades em 11 cidades do sudoeste baiano, são elas: Brumado, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Guanambi, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras e Vitória da Conquista. São 800 jovens beneficiados com cursos como Manipulador de alimentos, Agro extrativismo, Eletricista Predial entre outros. Em Vitória da Conquista os cursos de Administração, Atendente de Farmácia e Cozinheiro Auxiliar acontecem na União de Mulheres e no Colégio Estadual Anísio Teixeira. Os alunos estão animados com início das aulas. O estudante do curso de administração, Lucas Souza, relata que já é perceptível a mudança da turma em apenas duas semanas de aula, e ressalta a importância do curso para sua qualificação profissional.

Segundo o Presidente do Instituto, Eduardo Moraes, “trata-se de uma excelente oportunidade para que esses jovens além de capacitar-se profissionalmente, também se descubram enquanto cidadãos e agentes capazes de tomarem em suas mãos as rédeas do destino, fazendo da educação uma alavanca para transformarem suas vidas.”

Acesse o Site: http://www.idsb.org.br/site/